Editorial - Número 5 - Maio de 2012
Seja bem vindo à quinta edição da Revista Antropos.
Apresentamos, com alegria, artigos que trazem preciosas contribuições para a pesquisa antropológica e desenvolvimento social em nosso país.
Cácio Silva contribui de forma brilhante com seu estudo sobre a organização social Yuhupdeh no Alto Rio Negro, enquanto André Aureliano e Eliseu Machado Jr expõem uma ampla revisão bibliográfica do Alcoolismo entre os indígenas do Brasil.
Onésimo Castro nos brinda com um raro estudo sobre as relações interétnicas dos grupos isolados e de recente contato no Brasil, seguido de observação alojada sob a sombra da identidade étnica e a dimensão política de processos de reconhecimento desenvolvido por Flávio Veras e Vanderli de Brito.
Jacqueline Santos e Maria Monte desenvolvem sua pesquisa avaliando aspectos comunicacionais junto ao povo Ninan no Alto Rio Mucajaí e Gladson Cunha nos apresenta sua análise do cerimonial pomerano de casamento sob a perspectiva antropológica de Van Gennep, Turner e Geertz.
Eliseu Machado Jr, Marco Reyes e Ricardo Dias descortinam – pelo ponto de vista antropológico - uma relevante pesquisa sobre a odontologia entre indígenas. Em seguida, somos presenteados com um rico texto que abrange aspectos do processo de ensino-aprendizagem em ambiente intercultural, desenvolvido por Dionéia Freitas e Lucicleide Queiroz.
Por fim, Kézia Lidório nos oferece a resenha do livro “Introdução à Antropologia Missionária” – o qual recebeu o prêmio Areté 2012 – escrito por Ronaldo Lidório.
Os artigos apresentados, em sua maioria, são o resultado da turma de 2010 do curso de Pós-Graduação em Antropologia Intercultural, oferecido a partir da parceria entre a UniEvangelica e o Instituto Antropos, em Manaus-AM.
Nosso desejo é que esta edição seja útil para sua pesquisa, reflexão e desenvolvimento de ações relevantes nos diversos segmentos sociais.
Conselho Editorial