Artigo 8 - O eu e o outro: o processo de ensino-aprendizagem no contexto intercultural
Autoras: Dionéia Rodrigues da Costa FREITAS & Lucicleide de Souza QUEIROZ
RESUMO
A interculturalidade se constitui fenômeno inerente à humanidade, com considerável crescimento na atualidade. Considerando a realidade da distância cultural entre os povos, e que estes estão cada vez mais presentes um na sociedade do outro, é natural que se pense no impacto ou divergências existentes no ambiente de convívio entre as diferentes culturas. Nesse contexto destaca-se o fato da inserção de indígenas que buscam em escolas urbanas a sua sociabilização junto à sociedade envolvente e o impacto resultante do encontro das diferenças nessas relações. Partindo desse pressuposto realiza-se uma revisão literária sobre o processo de ensino-aprendizagem no contexto intercultural propondo identificar os elementos que limitam esse processo. A partir da identificação desses elementos limitadores sugere-se alternativas que contribuam para o bom desempenho das atuações nesse ambiente gerando uma comunicação compreensível a todos, além de fazer do processo de ensino-aprendizagem no contexto intercultural um ambiente de trocas de conhecimentos.
Palavras-chave: Cultura. Interculturalidade. Ensino-aprendizagem. Elementos Limitadores.
Para fazer o download do artigo, clique na imagem abaixo: